Homens
Ginecomastia
Ginecomastia é o termo utilizado para designar o crescimento da mama em homens, tendo como causas os hormônios durante a puberdade ou excesso de gordura localizada na região das mamas. Algumas medicações também podem estar associadas a este distúrbio.
Não é uma ocorrência incomum, atingindo até 40% dos homens, afetando uma mama ou ambas.
A cirurgia plástica pode ser feita a partir dos 13 anos de idade, dependendo da avaliação de cada caso, sendo fortemente indicada quando há excesso de gordura localizada, por exemplo. Se a causa for a puberdade, é aconselhável esperar o fim da adolescência para a regressão espontânea ocorrer. Neste caso a cirurgia plástica é aconselhável após os 17 anos.
O aumento da mama masculina pode ser causado por dois fatores distintos: aumento da glândula mamária ou excesso de gordura localizada. Pode também ocorrer a associação destes dois fatores. Nos casos de predominância gordurosa a lipoaspiração pode ser usada tanto isoladamente, quanto em conjunto com a ressecção para se atingir melhores resultados. Em casos de predominância glandular torna-se necessária a ressecção do tecido excedente.
- Idade: a partir dos 13 ou 17 anos, dependendo da indicação
- Anestesia: Peridural ou local com sedação
- Duração da cirurgia: cerca de 1 hora e meia
- Cicatriz: em meia-lua, na porção inferior da aréola ou circundando a mesma, nos casos em que há excesso de pele associado. A incisão da lipoaspiração geralmente se torna imperceptível
- Tempo de internação: 24 horas
Faixa compressiva é indicada por 30 dias. Via de regra, não é necessário uso de drenos.